Sugestões para o preenchimento da planilha de atividades realizadas em teletrabalho

Como são muitas as dúvidas sobre o preenchimento da planinha, traçamos aqui algumas sugestões.

Em virtude das diversas dúvidas e propostas distintas em relação ao preenchimento da planilha de atividades realizadas em teletrabalho, a Reunião de Representantes definiu por não votar definições da categoria sobre seu preenchimento.

Como são muitas as dúvidas e em algumas escolas há uma cobrança em função do quinto dia útil, traçamos aqui algumas sugestões:

– Preencher apenas os campos 1, 2 e 5.

– No campo 1, trata-se apenas de discrimar o período, portanto, não há dúvida sobre o mesmo.

– No campo 2, constar os encontros e reuniões da escola: leitura e estudo das Portarias e orientações da SMED; estudos virtuais de livros ou textos voltados para uma possível orientação direta ou elaboração de atividades de acolhimento ou conversas gerais com os estudantes sobre o momento da volta (mesmo que isso não aconteça nos próximos meses); atividades pensadas com esse mesmo objetivo; tempo gasto com ações de interação com a comunidade (mesmo que a interação não tenha sido realizada diretamente pelo trabalhador que está preenchendo a planilha), a mesma atividade ou planejamento pode constar na planilha individual do grupo de trabalhadores ou de um grupo menor na escola; reuniões com a SMED; cursos oferecidos pela escola e pela SMED para utilização de ferramentas virtuais.

– No campo 5, colocar cursos de formação mais amplos, realizados por outras instituições que não a escola ou Prefeitura, lives, vídeos, livros lidos com o mesmo caráter, reuniões, seminários, lives sindicais.

Quanto a forma de discriminar na planilha o tempo de recreio não houve consenso na reunião de representantes que entendeu ser melhor encaminhar a polêmica para votação em Assembleia. Desta forma, por enquanto, os trabalhadores devem discutir na escola a melhor forma de fazê-lo, ou não explicitar a divisão de carga horária em nenhum campo. Não há prejuízo imediato com relação a isso e não representa aceitação da distribuição de nossa carga horária como colocada pela Prefeitura. Quando fecharmos a definição podemos alterar a forma de preenchimento da planilha.
Não há uma exigência de descrição detalhada e nem de definição de tempo para cada atividade. Mesmo porque, como dito em documento anterior, os tempos gastos são diferenciados por cada trabalhador.

OBS. Até onde fomos informados as planilhas ficarão arquivadas na escola, a definição do pagamento se fará como é o regular pela AMP com base no ponto virtual.

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH