Sind-REDE/BH participa de reunião no Ministério Público do Trabalho e plano de migração para a MGS é apresentado

  No último dia 20 de abril, o Sind-REDE/BH participou de uma mediação entre Ministério Público do Trabalho (MPT), Prefeitura […]

 

No último dia 20 de abril, o Sind-REDE/BH participou de uma mediação entre Ministério Público do Trabalho (MPT), Prefeitura de BH e MGS. Nele foi debatido um acordo judicial que permitirá que a MGS assuma todos os cargos das escolas e UMEIs com exceção da Escola Integrada.

d3a8ca65-8fbd-4aa4-bad9-33f68c8ecce6

 

 

de07cd9a-dc49-4f77-a601-d2a4b3f23849 (1)

 

 

 

 

 

 

 

A proposta é boa?

Em reunião no dia 24, os representantes discutiram e indicaram aprovação dessa proposta. Essa aprovação se deu depois de muito debate.

Nossa principal luta é e continua sendo o concurso público para todos os cargos nas escolas e com garantia de emprego para quem não for aprovado. Porém, essa luta ainda precisa se fortalecer muito para ser conquistada.

A possibilidade de continuar no Caixa Escolar foi descartada devido ao risco de demissão no futuro sem garantia de recontratação. A contratação via Caixa Escolar é ilegal, a procuradora do MPT reafirmou isso na reunião e o destino dos trabalhadores poderia ser parecido ao da AMAS.

Outro caminho possível, que seria ir para terceirizadas comuns, também foi rejeitado devido ao risco constante de calote, divisão da categoria e risco de perda da representação do Sindicato.

Nesse sentido, o caminho apresentado pelo acordo, de ida para a MGS, foi o aprovado pelos representantes. Ele coloca uma garantia de emprego por 2 anos (exceto nos casos de demissão por justa causa), um processo seletivo com regras que ajudam quem já está no Caixa Escolar hoje e a continuidade da luta por direitos com a representação sindical do Sind-REDE/BH.

No dia 04 temos nova reunião no Ministério Público e no dia 09, a categoria está convocada a paralisar as atividades e ir para a assembleia que irá se realizar às 9h na Praça da Estação para deliberação sobre o aceite ou não do acordo. Quem vai decidir é a base, não deixem de participar!

 

2db8a2c1-9a45-43ca-96b3-509db00bc1ce

 

 

 

CAMPANHA SALARIAL 2018

No último dia 19 de abril, aconteceu no Ministério do Trabalho e Emprego, uma reunião de mediação entre o Sind-REDE/BH e a comissão de presidentes dos Caixas Escolares. Na proposta apresentada está se mantendo a maior parte dos direitos adquiridos no ano passado (2 declarações de comparecimento, abono de falta por luto, reunião de representantes, etc.) e ainda estamos conseguindo impedir que parte importante da reforma trabalhista seja aplicada na prática nas escolas de BH (proibição do trabalho intermitente e obrigação da homologação no Sindicato).

Ainda faltam muitos ítens para termos resposta, sendo o principal deles a parte do aumento do salário e do ticket alimentação. O Sind-REDE/BH está desde o início da campanha salarial pressionando a prefeitura a assumir seu papel na negociação e apresentar um índice de reajuste de salário e do ticket alimentação. Após mais uma reunião na semana passada, houve um comprometimento do governo para mediar uma apresentação desses índices. Na próxima quinta-feira (03) teremos mais uma reunião para obtermos resposta.

O tema da entrada da MGS e o aceite ou não dos termos do Acordo Coletivo 2018, serão discutidos na assembleia do dia 09.in

Corte de ponto:

O acordo que está sendo construído no MTE prevê o não corte de ponto nos dias de paralisação. Depois que for assinado, ele garantirá a devolução dos dias cortados referentes as paralisações deste ano.