Seminário sobre a Escola Integrada debateu a precarização dos trabalhadores e do Programa na cidade

O Seminário Diálogos sobre a Escola Integrada aconteceu no dia 14 do fevereiro de 2020 e envolveu as nove Regionais […]

O Seminário Diálogos sobre a Escola Integrada aconteceu no dia 14 do fevereiro de 2020 e envolveu as nove Regionais que foram agrupadas em quatro locais na cidade de Belo Horizonte.

O Seminário nasce de uma demanda dos trabalhadores da Escola Integrada em razão das políticas de precarização do programa. Esse foi o segundo momento de discussão e, neste formato, o objetivo foi de possibilitar o debate em todas as Regionais.

O Seminário contou com a participação de professores coordenadores, monitores da escola integrada, monitores de informática, professores(as) do Ensino Fundamental e da Educação Infantil e alguns representantes das famílias dos estudantes.

No debate foram pontuadas questões que envolvem a Educação Integral, a Escola Integrada, a Escola em Tempo Integral e os problemas que envolvem os direcionamentos das políticas de Belo Horizonte que abre as portas para as OSCs atuarem dentro das escolas e destina verbas públicas para iniciativa privada.

Os principais pontos encaminhados foram:

1) A defesa do Programa da Escola Integrada, sendo contra qualquer forma de precarização desses trabalhadores.

2) A preservação da autonomia da escola para organizar as suas oficinas, dialogando com a realidade de cada escola, mas respeitando o número já previsto na lei municipal de até 25 crianças por oficina.

3) A valorização dos trabalhadores, possibilitando o tempo de planejamento para suas atividades.

4) O destino das verbas públicas para reforma dos espaços internos da escola, visando acabar com os aluguéis que são um ônus para os cofres públicos e não têm um retorno significativo.

5) A construção de uma política que possa melhorar a relação entre professores, monitores e demais trabalhadores dentro das escolas.

6) A construção de um projeto político pedagógico das escolas que englobe o Programa Escola Integrada, as suas oficinas, previsão de tempos, horários e número de trabalhadores para garantir a permanência deste programa e sua melhoria.

7) A organização e construção de um plano de carreira para os monitores da Escola Integrada.

8) A criação de formações para os profissionais da Escola Integrada, estreitando os laços com o Sindicato.

9) A defesa de que os recursos públicos da educação não sejam transferidos para as OSCs e ONGs para nenhum efeito.

10) A construção de uma proposta de seminário nas férias visando a formação dos trabalhadores.

11) A realização de uma campanha de esclarecimento sobre o papel das OSCs na Educação Infantil, tendo em vista os cuidados que se deve ter com a infância.

12) A reunião dos representantes eleitos no Fórum Permanente da Integrada, a fim de organizar estratégias de ação e a linha política para o movimento.

13) A participação dos monitores nos processos democráticos da escola.

14) Ter clareza sobre os critérios para a escolha  de monitores na escola.