Contra o racismo Institucional da PBH – Justiça para Etiene Martins

Justiça para Etiene Martins

A Diretoria do Sind-REDE/BH vem a público prestar solidariedade a jornalista Etiene Martins e se manifestar contra o racismo institucional da Prefeitura de Belo Horizonte. Etiene que exercia o cargo de gerente de Prevenção à Violência e Criminalidade Juvenil há 2 anos, foi exonerada pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) na última quarta-feira (18/09), após denunciar dois casos graves de racismo que sofreu de outros servidores municipais.

Etiene, uma mulher negra e engajada na luta contra o racismo, relatou ter sido assediada moralmente — sendo isolada do convívio com os colegas e retirada de suas funções –, após denunciar um guarda municipal que declarou que “preto bom, é preto morto”, em um evento que reunia representantes de movimentos em defesa da igualdade racial, em novembro de 2018.

Em decorrência da primeira denúncia, Etiene vivenciou um segundo caso grave de racismo, em maio deste ano, quando sua chefe a enviou um e-mail em que afirmava a Secretaria Municipal de Segurança Pública deveria ser gerida por uma pessoa branca e que “lugar de negra é limpando o chão”. Ambas as denúncias foram encaminhadas à corregedoria do município e registradas como Boletins de Ocorrência.

O papel cumprido pelo prefeito Alexandre Kalil representa um atraso gigantesco na luta antirracista, pois, além de não punir os responsáveis pelas declarações, tenta abafar o caso, promovendo uma cruzada para perseguir quem teve a coragem de denunciá-las. Tal postura contribui para a institucionalização do racismo na sociedade e é, portanto, inaceitável.

O Sind-REDE/BH exige que a Prefeitura reveja a sua posição e revogue imediatamente a exoneração de Etiene Martins, com uma retratação formal. Também exige que a Prefeitura tome todas as medidas necessárias para levar adiante a apuração das denúncias aos servidores responsáveis pelas declarações racistas, e que seus autores respondam aos seus atos diante da Justiça.

À Etiene, nossa solidariedade.

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH