Terceirizados rejeitam índice de reajuste apresentado pela MGS

Em Assembleia, trabalhadores terceirizados reivindicam melhores condições de trabalho e reversão das diferenças salariais na MGS.

Centenas de trabalhadores terceirizados da Rede Municipal de Belo Horizonte se reuniram em assembleia realizada na Praça da Estação na última terça-feira, dia 10 de março. A assembleia foi realizada com o intuído repassar à categoria as informações referente ao reajuste proposto pela PBH/MGS. A proposta da empresa foi o reajuste de 2,5 % no salário e de 2 reais no ticket alimentação. A categoria recusou a proposta proposta.

Os trabalhadores terceirizados da Educação fizeram a discussão de que ainda há muito o que se conquistar, visto que os trabalhadores em Educação recebem os piores salários da cidade, mesmo se comparados a outros trabalhadores da MGS que exercem funções similares em outras áreas, como condomínio e conservação. A desvalorização e a diferença salarial são grandes e precisam ser revertidas.

Além disso, as condições de trabalho são cada vez piores: os artífices e os trabalhadores da mecanografia são obrigados a rodar mais de uma escola; a sobrecarga de trabalho também é grande na cantina e na faxina; o apoio ao educando precisa dar suporte para mais de uma criança, em mais de uma escola, praticamente ao mesmo tempo e os porteiros mal tem direito a hora do almoço e janta. Uma reunião será marcada com a MGS para que as negociações continuem.

Também foi aprovada a campanha de solidariedade ao trabalhador e diretor do Sind-REDE Thiago Ribeiro, injustamente demitido, numa clara perseguição política realizada por Alexandre Kalil e a MGS aos lutadores da categoria. Para da continuidade a nossa campanha foi também construído um calendário de mobilização.

Calendário de Mobilização:

  • 16 à 20 de março – Envio de e-mails e telefonemas para os vereadores e deputados estaduais para sensibilização de nossa campanha.
  • 21 à 29 de março – Panfletagens nas comunidades pela valorização dos trabalhadores da MGS e Caixa Escolar. Solicitar os panfletos no Sind-REDE pelo telefone (31) 3226-3142
  • Março: Campanha nas escolas com fotos, cartazes e adesivos pela valorização dos trabalhadores.
  • 02 de abril – Reunião de representantes, na sede do Sind-REDE (data limite para a MGS responder com uma proposta melhor de valorização).
  • Primeira quinzena de abril – Nova Assembleia Geral da categoria.