Terceirizados votam por 3 dias de greve contra as demissões

Trabalhadores consideram proposta da Prefeitura e MGS insuficientes, e mantém paralisação de 3 dias em busca de melhorias no acordo.

Os trabalhadores terceirizados da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte decidiram em assembleia realizada nesta terça-feira (06/08) pela realização de 3 dias de greve comprometendo o funcionamento das Escolas. A decisão foi tomada, pela maioria dos quase 2000 trabalhadores reunidos na Praça da Estação, por considerar insuficiente a proposta da Prefeitura e MGS, apresentada na última tentativa de negociação realizada ontem (05/08).

Além deste ponto a assembleia votou por manter as reivindicações da campanha salarial em função do índice apresentado pela prefeitura/empresa ser menor que a inflação.

IMG_20190806_161223

Negociação

A proposta de acordo encaminhada pela Prefeitura, MGS e os Ministérios Públicos prevê o adiamento do prazo final para a substituição dos atuais trabalhadores terceirizados pelos aprovados no processo seletivo da MGS de 2020 para 2023. A proposta também prevê que a substituição acontecerá em apenas 3.050 postos de trabalho até 2021, depois dessa data, será realizado um novo processo seletivo para a substituição das demais vagas.

Apesar de considerar que isso representa um avanço parcial, os trabalhadores terceirizados da Rede consideraram que, por não resolver a questão das demissões, o processo de negociação precisa avançar mais. A proposta do comando de mobilização é incorporar os seguintes itens ao acordo:

  1. Que os trabalhadores permaneçam nas Caixas Escolares até, pelo menos, 2023.
  2. Que haja um incentivo aos trabalhadores que queiram sair da MGS e/ou Caixa Escolar.
  3. Que as modificações do novo processo seletivo já fiquem acordadas.
  4. Garantir que os trabalhadores mais antigos não precisem passar pelo processo seletivo.
  5. Que seja mantida a estrutura da Escola Integrada até que a categoria tenha uma definição sobre as melhores alternativas para o programa e que não haja nenhuma mudança sem negociação prévia.

IMG_20190806_165151

Calendário

Além da paralisação por 3 dias, os trabalhadores deliberaram por um calendário de lutas para manter a categoria mobilizada, confira abaixo:

Quarta-feira (07/08 às 08h): Encontro nas Regionais em Greve

  • Barreiro
    Responsáveis: Wardil e Nazareno
    Local: EM Isaura Santos
  • Oeste
    Responsáveis: Raquel
    Local: EM Mestre Ataíde
  • Noroeste
    Responsáveis: Pablo e Tatiane
    Local: EM Maria de Resende
  • Norte
    Responsáveis: Newton e Kênia
    Local: Estação São Gabriel (Escadaria da via 240)
  • Nordeste
    Responsáveis: Thiago, Malu, Sérgio
    Local: Estação São Gabriel (Escadaria da via 240)
  • Venda Nova:
    Responsáveis: Elbert, Lucas e Paulo
    Local: EM Milton Campos
  • Pampulha
    Responsável: Érica
    Local: EM Alice Nacif
  • Leste, Centro-Sul e Parte da Nordeste
    Responsável: Cláudia
    Local: Sede do Sind-REDE

Quinta-feira (08/08 às 17h): Marcha para Audiência na Câmara

Concentração às 17h, na Praça da Estação, saída às 18h em marcha em direção à Câmara Municipal de Belo Horizonte para participação da Audiência Pública sobre a Terceirização nas Escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Assembleia dos trabalhadores estatutários das Escolas Municipais de Belo Horizonte

Os trabalhadores concursados também realizaram sua assembleia nesta terça-feira (06/08), onde deliberaram apoio à greve dos trabalhadores terceirizados e realização de nova uma assembleia na próxima terça-feira (13/08), Dia Nacional em Defesa da Educação, com indicativo de greve.