Sind-REDE/BH realiza 1° Plenária de Representantes Virtual – Veja os encaminhamentos

Reunião aconteceu na última quarta-feira (03/06), a partir do programa Zoom Reuniões

No dia 03 de junho de 2020, quarta-feira, ocorreu a primeira reunião de representantes virtual da história da rede. É uma experiência nova e importante neste momento, quando os governos aproveitam a necessidade do isolamento social para retirar direitos. Como toda novidade, coletivamente e com paciência vamos aprimorando essa ferramenta, a fim de diminuir os pontos de travamento colocados pelos colegas. Participaram da reunião 170 trabalhadores em educação.

Dúvidas:

As dúvidas enviadas pelo e-mail foram respondidas e se encontram no boletim da reunião no endereço:

http://sindrede.org.br/sindredeboletim-plenaria-virtual-concursados-030620/

Encaminhamentos:

A –  Reunião de Representantes dia 09 de junho às 14h.

Participação exclusiva de representantes para realização de votações.

1) Adesão ou não ao teletrabalho

Os representantes deverão discutir com os grupos das escolas sobre o teletrabalho. Como informado na última reunião, o teletrabalho ainda não foi regulamentado para todos na educação e nesse momento é voluntário. Temos que ter um posicionamento sobre o mesmo. Se somos contra ou a favor e em quais condições e elementos se fundamentam nossa decisão.

Esclarecimentos importantes sobre o tema:

  • Por ser voluntário, nenhuma direção ou coordenação podem exigir o teletrabalho.
  • Não há possibilidade do tempo dispensado no teletrabalho ser descontado de uma jornada futura, pois após estabelecimento de novo calendário, independente de quantos dias e horas letivos sejam definidas, essas precisam ser ofertadas à comunidade. Mesmo o desconto da jornada no tempo de planejamento, não nos parece adequado, pois os professores irão precisar desse tempo para se dedicar ao planejamento e adequação das aulas à nova realidade.
  • Vale alimentação – Aqueles trabalhadores que faziam jus ao ticket alimentação antes da pandemia, caso retornem no teletrabalho (nos 2 BMs ou no BM e na dobra), terão direito ao pagamento do benefício, caso façam a adesão ao teletrabalho.

2) PL 961/20 – Aumento da contribuição previdenciária.

Quais ações vamos implementar para barrar o projeto apresentado pela Prefeitura.

3) Manifestações e Pandemia

Embora o tema não tenha surgido na reunião de quarta, este é um debate pertinente, visto que têm surgido vários movimentos que se apresentam de formas diferentes no momento.

B – Seminário: Educação em tempos de Pandemia

17 à 19 de Junho – Detalhes ainda serão divulgados

O objetivo do seminário é a construção de um Programa Educacional em tempos de Pandemia. O que os trabalhadores defendem para a educação pública na cidade? Quais as saídas e necessidades dos trabalhadores durante e após a pandemia para garantir uma educação de qualidade e a preservação da saúde.

Foi criada uma comissão de representantes junto ao Sind-REDE/BH que irá elaborar sobre o tema.

C – Luta contra o PL 961/20

  • Intensificar a luta contra o aumento da contribuição previdenciária.
  • Enviar novamente os contatos dos vereadores para que a categoria aumente a pressão
  • Realizar atos alternativos, que preservem o distanciamento social, mas que provoquem aparição e denúncia da tentativa de redução de nossos salários.

D – Outros encaminhamentos:

  1. Realizar uma campanha de valorização do professor na educação. Máquinas e vídeos não substituem o papel do professor.
  2. Lutar pela inclusão das entidades sindicais nos comitês de crise da pandemia.
  3. Insistir pela inclusão do Sind-REDE/BH nas discussões junto à SMED da situação da educação de BH. Organizar as escolas para cobrar isso.
  4. Estudar a possibilidades de todos se verem durante a reunião, a fim de nos reaproximar.
  5. Colocar vídeos das lives no Youtube do sindicato. Divulgar o canal do sindicato.