Sind-REDE/BH ganha liminar que impede o desconto do ticket pago em março e abril

É preciso manter a luta pela saúde de todos com quarentena e pagamento do ticket alimentação.

Ontem, 09/06, o Sind-REDE/BH ganhou liminar na Justiça proibindo a MGS de descontar nos futuros pagamentos do ticket os valores pagos em março e abril (referente aos dias não trabalhados). É uma vitória importante na nossa luta em defesa da vida!

Convocação para retorno ao trabalho

No momento em que aumenta o número de infectados por Covid-19 e em que o Secretário de Saúde Jackson Machado recomenda que as escolas junto com outros segmentos continuem fechados, fomos surpreendidos com o chamamento dos Artífices e Serventes Escolares para o retorno ao trabalho a partir de 15/06/2020. Entendemos que há uma parte da sociedade que anseia pela reabertura imediata de todos os setores da economia, mas entendemos também que devemos preservar ao máximo a saúde de todos os trabalhadores.

Desde o momento da convocação oficial (08/06) já procuramos os envolvidos, MGS e SMED, e exigimos um posicionamento oficial sobre as condições de retorno desses funcionários, como a data e as questões de segurança para evitar o contágio por Covid-19. Reiteramos a nossa defesa pelo direito à quarentena para todos com pagamento do  ticket alimentação.

Liminar impede que trabalhadores do grupo de risco retornem ao trabalho durante a pandemia

Lembramos também que já há uma liminar (ganha pelo Sind-REDE/BH) proibindo o retorno ao trabalho nas escolas de pessoas que estão nos chamados grupos de risco. Aqueles trabalhadores que fazem parte desse grupo e forem convocados ao trabalho devem entrar em contato com o Sindicato. Envie um email para rebhmgs@gmail.com com nome, matrícula, idade e documentos que indicam fazer parte do grupo de risco (em caso de doenças).

O Sind-REDE/BH, desde o primeiro momento tem observado as decisões tomadas pelos governos e pelas empresas e averiguado os impactos que podem causar na vida dos trabalhadores em educação de Belo Horizonte. 

A luta pelo pagamento do ticket continua e somente uma categoria unida pode garantir a vitória passo a passo.

Registro de Ponto durante a pandemia

No ofício em resposta à cobrança do Sind-REDE/BH, a MGS informou que não está orientando que o ponto dos trabalhadores durante a quarentena sejam justificados pelos mesmos. Caso algum trabalhador seja pressionado para fazer isso por algum supervisor, favor entrar em contato com o Sindicato informando o nome do supervisor e quando ele fez essa exigência. 

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH