Sind-REDE apoia Campanha Despejo Zero por proteção à moradia durante a pandemia

Moção de apoio aprovada em assembleia na assembleia do dia 20/08

O Sind-REDE/BH manifesta toda a sua solidariedade aos moradores de ocupações Urbanas e rurais que tem sofrido diversas violações de direitos humanos no período de pandemia. Reivindicamos que sejam suspensas todas as ações que visam despejos e remoções durante a pandemia do novo coronavírus.

Repudiamos também a ação do Governo Zema (Novo), que descumprindo a orientação da Comissão de Direitos Humanos da ONU de não praticar a remoção forçada neste momento de pandemia, tem promovido  diversas ações de despejo em comunidades de todo o estado.

O governador foi cúmplice da ação covarde da Justiça e da Polícia Militar do estado, ao promover o despejo de cerca de 450 famílias do Quilombo Campo Grande, assentamento do Movimento Sem Terra (MST), localizado no Sul de Minas Gerais, com diversas violações de direitos humanos. Além de realizar um ataque direto à educação do campo, quando a operação derruba a Escola Popular Eduardo Galeano, local que oportunizou à inúmeras crianças, jovens e adultos o direito de aprender a ler e escrever.

O governador ainda suspendeu o pagamento da Bolsa Moradia das famílias das Ocupações William Rosa, Marião e Prof. Fábio Alves que correm o risco de perderem as suas casas em plena pandemia.