Reunião de negociação com a SMED em 07/06/2017

Reunião de negociação com a SMED 07/06 (atualizado) No dia 07/06, quarta-feira, a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH se reuniu com […]

Reunião de negociação com a SMED 07/06 (atualizado)

No dia 07/06, quarta-feira, a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH se reuniu com SMED.

Propostas e encaminhamentos:

– Autonomia administrativa e financeira das UM EIs: essa pauta será atendida começando com eleições para Direção e Vice-direção das UMEIs. O calendário será junto com a eleição das escolas, com edital saindo em agosto. Em 2018, as novas direções das UMEIs convocarão Assembleias Escolares para formalização da autonomia financeira (caixas escolares próprias). Estrutura administrativa: direção, vice-direção e secretário.

Observação: a próxima reunião será no dia 05/07 para discussão da organização pedagógica na educação infantil.

-Eleições 2017 nas Escolas e UMEIs: o processo eleitoral tem previsão de publicação de edital em agosto para se garantir prazo adequado em cada etapa e melhor organização das instituições de ensino. Previsão de 1° turno em Outubro e 2° turno em novembro.

Observação: a SMED apresentou proposta da Coordenação Pedagógica ser eleita junto com a chapa de Direção e Vice-direção. A diretoria defendeu que essa definição deve ser do corpo docente. A SMED fará esse debate em seus fóruns e o sindicato discutirá em suas instâncias para ter um posicionamento da categoria.

– 7h de planejamento: foi reforçado que uma proposta será apresentada em 60 dias levando-se em consideração o tempo coletivo no horário de trabalho.

– Programa Novo Mais Educação: a diretoria apresentou posicionamento contrário à execução da função docente pelo voluntário ressarcido (ou mediador). A SMED marcará uma reunião pra debater esse tema.

– Absenteísmo: a SMED solicitou que se fizesse uma discussão sobre o absenteísmo. A diretoria fará o debate, mas compreende que isso deve ser no ponto de vista do adoecimento docente.

– Carreiras: foi reforçado que as mudanças nas carreiras da educação serão discutidas no segundo semestre.

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH