Proposta de Carreira Única das professoras para a Educação Infantil

Carreira Única: reivindicação antiga dos professores municipais remonta ao final da década de 70 e início da década de 80

A PROPOSTA DE CARREIRA ÚNICA DEFENDIDA PELA CATEGORIA E PELO SIND-REDE/BH PARA AS PROFESSORAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Proposta de Carreira Única para as professoras para a Educação Infantil

Uma reivindicação antiga dos professores municipais remonta ao final da década de 70 e início da década de 80, que era e continua sendo: UMA CARREIRA ÚNICA PARA TODOS OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL!

Lembramos que esta luta fez parte da reorganização dos trabalhadores no processo de retomada das lutas contra a ditadura militar.

A categoria nunca abandonou esta pauta por entender que a defesa da escola pública passa necessariamente pela valorização de todos os trabalhadores, em particular, pela valorização da carreira em todos os níveis da educação básica.

Atualmente a carreira das professoras para a Educação Infantil apresenta as seguintes distorções em relação às carreiras dos demais professores:

– Ingresso apenas no nível 01 mesmo se a professora tem curso superior (Pedagogia ou Normal);

– Quando a professora apresenta o diploma de Pedagogia ou Normal Superior para ingressar não terá a progressão por esta formação;

– Progressão por formação no curso de graduação, por 02 níveis, apenas após a conclusão do estágio probatório;

– Progressões por 03 níveis por formação em cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado

Ressaltamos que no Seminário da Educação Infantil de setembro de 2016, realizado pelo Sind-Rede-BH, a categoria optou por reivindicar o ingresso na carreira com exigência do nível superior, mas estamos seguindo com a discussão que ainda não foi decidida em assembleia.

Diante do exposto apresentamos a nossa proposta de carreira das professoras para a Educação Infantil:

Nossa proposta:

CARREIRA COM 24 NÍVEIS;

– Ingresso: nível 1 para as profissionais que só tenham nível médio (Magistério) e nível 10 para aquelas que tenham o Curso de Pedagogia ou o Normal Superior;

– Progressão na carreira: para as professoras que durante a carreira concluírem o curso superior (Pedagogia e Normal) a progressão será para o nível 10 ou o correspondente a ele de acordo com o nível ocupado pela professora. A progressão será a qualquer tempo, assim que apresentado o diploma, inclusive antes de concluído o estágio probatório;

– Progressões na Carreira por formação: 05 níveis de progressão por curso (Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado) como definido para a carreira dos professores do ensino fundamental.

Esperamos que o governo abra discussões realmente sérias sobre a carreira deste setor para que ele possa ser valorizado e, com isso, diminuirmos o desânimo, a desistência e abandono da profissão por uma grande parte destas professoras.