Informe Reposição

1- Nas Plenárias de Representantes do dia 02/07 por ampla maioria a categoria votou por autorizar o Sindicato a negociar […]

1- Nas Plenárias de Representantes do dia 02/07 por ampla maioria a categoria votou por autorizar o Sindicato a negociar critérios para elaboração do Calendário de Reposicão dos dias parados.

2 – A categoria apontou a necessidade de não limitar o número de sábados, garantir a autonomia das escolas e preservar a semana de outubro.

3- A reposicão dos dias cortados está condicionada ao pagamento antecipado dos mesmos.

4 – Reforçamos que todo trabalhador tem o direito de não repor os dias parados. A consequência disso é que terá o salário do dia cortado e este dia conta como falta justificada não gerando outras punições para além da perda do salário.

5 – Na segunda feira, diante da informação do corte de ponto, a Diretoria fez contato com a representante da Secretaria de Planejamento na mesa de negociação. Nosso entendimento é que houve uma ruptura de acordo por parte da Prefeitura. Pois em 2018 houve um acordo para o mandato de que os cortes se dariam apenas no final do ano para os trabalhadores que não optassem pela reposição.

6 – Na terça-feira, logo após a última Plenária de Representantes a Diretoria enviou ofício e fez contato telefônico solicitando o agendamento de reunião para negociação dos critérios da elaboração do calendário de reposicão.

7 – Até o momento de elaboração deste informe nem a secretária de educação e nem o planejamento respondeu positivamente nossa solicitação de reunião.

8- Na terça-feira a tarde, por telefone, a representante da Secretaria de Planejamento na mesa de negociação nos informou que faria a devolução dos dias cortados, mediante apresentação de calendário de reposição.

9- Nesta quinta-feira a SEMED e Secretaria de Planejamento enviaram ofício às escolas e ao Sind-REDE informando que a devolução dos dias parados será feita no salário de julho, recebido em agosto, mediante apresentação de calendário de reposição. A data para apresentação do calendário de reposição apresentada é dia 11/07.
10 – Além dessa informação deu esclarecimentos de como lançar os dias de greve no ponto e informações confusas de como irá proceder a respeito das futuras paralisações.

11 – Enviamos novamente ofício solicitando negociação sobre os critérios de montagem do calendário de reposição e esclarecimentos sobre o documento enviado às escolas e Sindicato.

ORIENTAÇÕES

Diante do exposto orientamos as escolas a elaborarem os calendários de acordo com os critérios apontados pela categoria, liberdade do uso de sábados e recessos, preservando a semana de outubro.

Atenciosamente,

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH