Informe da Assembleia dos Trabalhadores Terceirizados em 30/01/2019

No dia 30/01 os trabalhadores terceirizados paralisaram suas atividades e em assembleia deram seu recado: – Zema, com nossos empregos […]

No dia 30/01 os trabalhadores terceirizados paralisaram suas atividades e em assembleia deram seu recado:

Zema, com nossos empregos não se brinca! Respeite os trabalhadores da MGS!

– Kalil, exigimos a volta da jornada 12/36 nas portarias e recomposição salarial dos vigias!

– MGS: chega de assédio por parte dos supervisores!

– Queremos melhores condições de trabalho, pelo atendimento de nossa pauta de reivindicação!

– Monitores da Integrada continuaram em alerta em defesa do emprego.

Na Assembleia os trabalhadores discutiram sobre os seguintes pontos:

– A questão da portaria 343/2018 da SMED que aponta a possibilidade de contratações para as escolas através de OSCIPs. Mesmo que nesse momento os trabalhadores do Programa Escola Integrada não sejam afetados, fica o alerta para o setor da necessidade de mobilização dos trabalhadores em defesa do emprego.

– Sobre a questão dos descontos nas férias: Nesse momento estamos averiguando se a MGS devolveu de fato valores que tenham sido descontados indevidamente.

-Sobre a alteração do horário dos porteiros/vigias: Reforçamos a luta pela volta da jornada 12/36.

– Sobre a recontratação dos trabalhadores demitidos e que estavam contratados pelos Caixas Escolares no dia 04/05/2018: O Sind-REDE/BH mantém a pressão pela recontratação imediata, mas não temos ainda datas definidas.

– Foi discutido também sobre uma possível privatização da MGS: Estamos atentos, lutaremos em defesa do emprego em qualquer cenário que se apresentar.

– Foi votado e decidido o não aceite as negativas da MGS em relação as nossas reivindicações na campanha salarial: A MGS negou entre outras coisas o nosso pedido de auxílio creche, regulamentação do nosso horário de lanche, plano de saúde, além de não ter apresentado até o dia da assembleia uma proposta de reajuste do ticket e salário.

– Foi aprovado também um calendário de luta onde acontecerá duas reuniões com os representantes dos trabalhadores, uma no mês de fevereiro e outra em março, além do trabalho de base que será feito pela diretoria do Sind-REDE junto aos trabalhadores terceirizados em busca de conscientização e mobilização dos mesmos para a participação maciça na campanha salarial.

– Também na assembleia foi aprovado que a campanha salarial dos trabalhadores que estão no Caixa Escolar terá as mesmas reivindicações do ano passado e mais as questões específicas dos trabalhadores da Escola Integrada. Iremos organizar também a construção de um dossiê em relação as condições de trabalho na Escola Integrada.

MOBILIZAR PARA CONQUISTAR 

Nas plenárias de representantes e na assembleia muito trabalhadores reclamaram das condições de trabalho na MGS, sobre a questão do salário e diversas situações que afetam e atrapalham a vida deles no dia a dia nas escolas. A nossa pauta de reivindicação é justamente a somatório de vários itens que entendemos serem importantes para melhorar essa situação. Estamos em plena negociação junto a MGS do nosso Acordo Coletivo. O não aceite do setor para as diversas negativas da MGS em atender diversos itens da pauta é um importante primeiro passo para fortalecer a luta. O Sind-REDE/BH irá voltar às negociações e continuar pressionando por melhorias. Porém, é importante cada trabalhador se conscientizar que para se conquistar um acordo coletivo digno, com reais conquistas, só será possível com o envolvimento de toda categoria em um processo de mobilização e luta para arrancar mudanças reais. A categoria precisa se envolver e enfrentar supervisores que ameaçam e assediam, enfrentar os cortes de pontos para alcançar nossos objetivos.

A próxima assembleia tem previsão para ocorrer em março, até lá teremos visitas às escolas, panfletos, propaganda virtual. São semanas para os trabalhadores aquecerem os motores e irem para a luta forte por direitos.