Carta Aberta do Sind-REDE/BH à Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte Ângela Dalben

Carta Aberta do Sind-REDE à Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte Ângela Dalben

Belo Horizonte, 16 de junho de 2020.

DIREITO À EDUCAÇÃO E DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

DD. Sra. Secretária de Educação, Ângela Dalben, nossos cumprimentos com estimas de saúde.

O Sind-REDE/BH tem estado muito atento às declarações públicas feitas por esta secretária, e em especial às publicações oficiais. Preocupações expostas pela SMED/PBH como: a saúde pública neste momento de pandemia da COVID 19 e a interrupção do processo de ensino e aprendizagem de nossos estudantes são preocupações das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação. Nos preocupa a garantia de direitos, mas estamos conscientes que em primeiro lugar está posicionado o direito à vida. Nesse sentido, as Trabalhadoras e os Trabalhadores em Educação da Rede, em lives e plenárias de representantes têm debatido a realização do teletrabalho, desde que seja garantido a todos a estrutura para tal. Estamos construindo um seminário para a discussão e aprofundamento dessa temática e suas condicionantes e também dos desafios da educação em tempos de pandemia.

Nossa categoria quer construir as saídas educacionais para um momento tão singular e difícil. Lamentamos a publicação de uma Portaria antes que negociações acontecessem.

Reiteramos, mais uma vez, a solicitação de reunião entre a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH e a Secretaria Municipal de Educação, a fim de construirmos um diálogo que leve em consideração a perspectiva de avançarmos para soluções que garantam o direito à saúde, o direito à educação de qualidade e a preservação dos direitos dos trabalhadores.

Sem mais para o momento, aguardamos urgentemente o retorno de nossa solicitação de reunião virtual.

Diretoria Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte