Boletim da Educação Infantil 01-09-2017

PROPOSTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AUTONOMIA, ELEIÇÕES DE DIRETORES,                 ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO […]

PROPOSTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AUTONOMIA, ELEIÇÕES DE DIRETORES,

20525783_1438221746268123_817594127915365316_n                ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS UMEIS

As propostas abaixo foram construídas no IV Seminário do Sind-Rede Construção de Propostas da Educação Infantil: “A autonomia que queremos”, aprovadas em Assembleia Geral da categoria e encaminhadas à SMED.

Iniciaremos com algumas propostas que são históricas para as professoras/es da Educação Infantil, mas que neste momento devem ser reafirmadas ao reivindicarmos   uma  autonomia   real   em   nossos espaços escolares, sendo elas:

  • a unificação da carreira da Educação Infantil com a dos demais professores municipais, garantindo direitos iguais;
  • a  defesa  da  autonomia  das  UMEIs,  seguindo  os princípios da gestão democrática;
  • a plena  participação  e  envolvimento  de  toda  comunidade  escolar  para  construir  a proposta da gestão democrática da escola;
  • a autonomia pedagógica das Escolas/UMEIs afim de que os/as professores/as possam elaborar os planejamentos sem o controle padronizado imposto pela SMED;
  • o diálogo permanente da SMED com a comunidade escolar sobre as especificidades da

escola, inclusive sobre o cardápio em cada escola/UMEI.

Sobre as eleições de direção e vice-direção propomos que:

  • a Portaria sobre Eleições de Diretores saia em tempo hábil para organização das chapas;
  • o diretor e o vice estejam lotados na Escola/UMEI e tenham BM para atuar como professor/a para a Educação Infantil para ingressar na direção de UMEI;
  • as Professoras para a Educação Infantil (que atuam em turmas de educação infantil

localizadas dentro de Escola Municipais) possam concorrer a direção e vice-direção;

  • todas as Escolas/UMEIs tenham um (uma) diretor (a), um (uma) vice, um (uma) secretário

(a), um (uma) auxiliar de secretaria, um (uma) auxiliar biblioteca e coordenadores (as) e um

(uma) artífice (exceto para as UMEIs PPP);

  • o Coordenador seja eleito pelos pares independente das eleições para a direção e sempre que houver vacância, seja realizada uma nova eleição nos mesmos moldes; (Rejeitamos a

proposta de pagamento de GDE para a função de coordenador integral);

  • tenhamos os coordenadores em tempo parcial e/ou integral, prevalecendo a autonomia do grupo para decidir sobre esta organização;
  • todos os (as) coordenadores (as) estejam fora do 1.6, independentemente de qualquer

particularidade e do nível de complexidade do estabelecimento;

  • haja a mesma organização financeira e administrativa em todas as escolas   municipais

(fundamental e infantil);

  • Gestores (diretor, vice, coordenador) interventor e/ou indicado pela SMED não poderão se candidatar nesta eleição;
  • a garantia da participação de todos os interessados em fazer curso de Especialização em

Gestão Escola.  (Rejeitamos o curso oferecido pela SMED para candidatas à direção)

Sobre a organização das escolas/UMEIs reivindicamos:

  • a garantia do direito da criança de permanecer na escola de Educação Infantil até completar 6 anos;
  • a garantia do ingresso único com data de recorte em 31/03 para a Educação Básica;
  • a mudança na relação aluno-professor:

0/1 ano – até 4 crianças por professor para a Educação Infantil

1/2 anos – até 8 crianças por professor para a Educação Infantil

2/3 anos – até 8 crianças por professor para a Educação Infantil

3/4 anos – até 15 crianças por professor  para a Educação Infantil

4/5 anos – até 15 crianças por professor  para a Educação Infantil

5/6 anos – até 15 crianças por professor para a Educação Infantil

  • a manutenção de dois/duas professores/as o tempo todo em sala de aula nas turmas de 0 a 2 anos, inclusive durante os horários de planejamento (tempo extra-classe);
  • a extinção da função de auxiliar de apoio na educação infantil e que a PBH acate a recomendação do Ministério Público, de setembro de 2016, de por fim às novas contratações;
  • a garantia da autonomia das Escolas/UMEIs na organização do seu quadro, mediante diagnóstico construído pela comunidade escolar;
  • a extinção da função de acompanhante de escola/UMEI;
  • maior esclarecimento sobre a proposta de autonomia administrativa e financeira das

UMEIs/EMEIs;

  • maior transparência nas contas da PBH: discriminar para onde os recursos estão indo, em especial o do FUNDEB no que diz respeito a 60% e 40% de pagamentos de ativos, efetivos em escolas, aposentados, etc;
  • transparência da PBH no repasse das verbas para as escolas e transparência nas escolas em relação ao recebimento e utilização destas verbas;
  • esclarecimentos e debate sobre as  propostas de formação dos docentes;

SETEMBRO:

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO

05/09/17: Ato pela Valorização dos Trabalhadores da Educação – 14 horas – Local: Secretaria de

Recursos Humanos, Av. Augusto de Lima, 30, Centro/BH.

05/09/17: Audiência Pública sobre Educação Inclusiva – 10 horas – Câmara Municipal de BH.

05/09/17:  Reunião  da  Frente  Em  Defesa  da  Educação  Democrática  -18h30  –  Sind-REDE/BH.

06 a 13/09/17: Panfletagem nas comunidades denunciando a falta de valorização.

07/09/17: Participação e panfletagem no Grito dos Excluídos, concentração às 9h na Praça da

Rodoviária.

14/09/17: Assembleia Geral da Educação (Concursados) – 14 horas – Praça da Estação.

20 a 22/09: Encontro Nacional da MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, Campus da UFMG (inscrições no site http://www.mieib.org.br/vem-ai-o-xxxiii-encontro-nacional- do-mieib/)

28 a 30/09: Congresso da Rede “Carolina de Jesus” – Dia 28 no Sind-REDE/BH – Dias 29 e 30 no

Hotel Financial.

OUTUBRO: 12 a 15/10: 3º Congresso Nacional da CSP-Conlutas – São Paulo