2º turno da PEC do Orçamento de Guerra entra em votação hoje

Com a justificativa de reduzir os impactos da pandemia, projeto legaliza repasse anual de mais de 1 trilhão aos Bancos

Na segunda-feira (04/05), em mais uma sessão remota, a Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno a nova versão da PEC do Orçamento de Guerra. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara, mas precisou ser analisada novamente pelos deputados porque o Senado alterou a redação. A votação da PEC, está prevista para ser concluída hoje (05/05), com a votação em segundo turno iniciada agora a pouco, às 11h.

Oficialmente, a justificativa da PEC é garantir os gastos emergenciais para o combate à pandemia do coronavírus, mas, na verdade, é uma perigosa armadilha feita pelo governo Bolsonaro e o Congresso.

 

Após analisar a PEC, auditores fiscais que integram a Auditoria Cidadã da Dívida afirmam: a medida visa “legalizar a indecente remuneração da sobra de caixa dos bancos que desviou, de forma ilegal, cerca de R$ 1 trilhão de recursos públicos em 10 anos (2009 a 2018), segundo dados do balanço do próprio Banco Central, além de jogar os gastos com a calamidade do coronavírus nas contas das áreas sociais”.

Confira o resumo de como foi a votação em primeiro turno, ontem.